3 LIÇÕES SOBRE PLANTAÇÃO DE IGREJA SEGUNDO CHARLES SPURGEON

Share Post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

3 LIÇÕES SOBRE PLANTAÇÃO DE IGREJA SEGUNDO CHARLES SPURGEON

Por Dave Harvey

UMA VISÃO MAJESTOSA

Charles Spurgeon era um “louco-ocupado”. Além de seus deveres como pastor da enorme Igreja Tabernáculo Metropolitano, Spurgeon trabalhou incansavelmente em nome do seu amado Colégio de Pastores. Estas são apenas algumas das maneiras em que serviu ao seminário:
Ele era um recrutador de alunos. [1]
Ele foi um professor do Colégio de Pastores. [2]
Levantava fundos para o sustento do seminário. [3]
Ele era um observador (olheiro) que direcionava os homens após a conclusão no Colégio de Pastores. [4]

No entanto, todas estas funções serviam a uma busca gloriosa: a plantação de igrejas! A visão majestosa de Spurgeon era plantar igrejas pela causa do evangelho. Para ele, a missiologia precisava de uma eclesiologia robusta para ser verdadeiramente bíblica. Assim, Spurgeon dedicou seu ministério para ver igrejas se multiplicado através da plantação de novas igrejas.

Com o exemplo de Spurgeon, podemos aprender 3 lições distintas:

1. TREINAR HOMENS PARA AMAR A IGREJA

O Colégio de Pastores estava estrategicamente integrado no Tabernáculo [Metropolitano], ou seja, isso acontecia a fim de que os alunos pudessem observar como aplicar seus estudos dentro de um modelo de trabalho. Isso aprofundava o amor pela igreja local, tão logo observassem o poder transformador do evangelho naquela obra. Dallimore observou: “Esta Escola tinha uma vantagem que as outras não possuíam. O Colégio era parte da vida do Tabernáculo, e a associação com uma igreja grande e ativa forneceu uma riqueza de instrução e um poder de inspiração que não eram encontrados em nenhum outro lugar “. [5]
Uma vez que os alunos concluíssem o curso, eles deixariam o Colégio de Pastores a fim de reproduzir o que haviam observado, experimentado e amado. Os formandos tinham visto o fruto do evangelho aplicado dentro da igreja e queriam multiplicar isto através da plantação de igrejas. Spurgeon entendia: só os homens que amam a igreja podem efetivamente reproduzi-la.
À medida que trabalhamos com os homens, considerando o chamado para o ministério, seria sábio seguirmos o exemplo de Spurgeon: treinar os homens a amar a Igreja. Somente crentes assim gerarão outros semelhantes. Os homens fazem o que os homens vêem. Apenas os homens que são moldados pela igreja aprenderão a apreciá-la e a sacrificar o que for necessário a fim de replicar.

A Grande Comissão é uma chamada para treinar homens a amar a Igreja.

2. TREINAR HOMENS PARA EDIFICAR A IGREJA

A visão de Spurgeon sobre missões foi centrada na igreja e com base na igreja. Ele sabia que um modelo centrado no evangelho, bem construído e implantado com sabedoria, poderia ter um impacto maior do que cem igrejas sem rumo. Spurgeon se atreveu a acreditar que o Tabernáculo Metropolitano poderia fazer uma diferença na formação da cultura.
E eles o fizeram!
Quer seja através do Colégio de Pastores, o Orfanato Stockwell, o Ministério Colportage, a Rock Loan Society, ou o Penny Púlpito, o Metropolitano Tabernáculo foi uma igreja local com uma visão global. Como Dallimore concluiu, “O Tabernáculo Metropolitano não era, como alguns têm assumido, apenas um centro de pregação altamente popular… O Tabernáculo era uma grande igreja de trabalho. “[6]

“Grandes igrejas de trabalho” servem papéis estratégicos no propósito evangelístico de Deus ao tornarem-se centros de recrutamento, centros de treinamento e uma zona ampla da missão para a expansão do evangelho. Eles criam modelos que mostram o impacto da mensagem que apresentam trabalhando.
Mais importante, eles tornaram-se ferramentas magníficas para conectar o mundo para o Chamador.

3. TREINAR HOMENS PARA MULTIPLICAR A IGREJA

O Tabernáculo Metropolitano não foi construído como um monumento à liderança, doação, ou ambição de Spurgeon. Foi construído para ser uma igreja de multiplicação de igreja. Apenas alguns meses depois de completar a instalação, Spurgeon escreveu:

“Eu olho para o Tabernáculo como apenas o começo; nos últimos seis meses, nós começamos duas igrejas – uma em Wandsworth e outro Greenwich – e o Senhor tem nos feito prosperar nisto; a piscina de batismo foi muitas vezes agitada com convertidos. E o que temos feito em dois lugares, eu estou prestes a fazer em um terço, e vamos fazê-lo, não para o terceiro ou o quarto, mas pela centésima vez, Deus é o nosso ajudador. Tenho certeza de que posso fazer o meu apelo forte aos meus irmãos, porque não queremos dizer que construímos este Tabernáculo como o nosso ninho, e, em seguida, para sermos ociosos nele. Temos que prosseguir de força em força, e ser uma igreja missionária, e nunca descansar até que, não só neste bairro, mas em nosso país (dos quais se diz que algumas partes são tão sombrias como a Índia) sejam então iluminadas com o evangelho.” [7]

O legado desta grande igreja é inegável. Considere o que esses biógrafos disseram de Spurgeon e seu extraordinário trabalho na plantação de igrejas:

Talvez o trabalho de ajuda mais significativa do Colégio de Pastores, e que trouxe a maior e mais longa duração de contribuição, foi o trabalho feito na plantação de igrejas. Dezenas de igrejas foram plantadas em Londres e em todo o país por causa dos esforços dos estudantes do ‘Colégio’. [8]

Muitos homens foram para lugares onde não havia igrejas a fim de construí-las. Alguns foram para boas áreas residenciais; outros, para bairros pobres. Alguns foram para as favelas, e lá eles testemunharam do Senhor, pregaram nas esquinas, visitaram de ‘porta em porta’, e distribuíram panfletos. Depois disto, eles garantiram lugares de reunião de algum tipo, reuniram pessoas nesses lugares, ganhou-as para o Senhor, as batizou, e as organizou em igrejas. [9]
Spurgeon conseguiu. O treinamento para a formação de plantadores de igrejas não é meramente um “download” de um conhecimento mais espiritual. Mas diz respeito à alteração genética da liderança a fim de incluir toda a igreja e, em seguida, se estende aos homens para multiplicar a igreja.

UMA GRANDE IGREJA DE TRABALHO

Charles Spurgeon era missionário antes que fosse algo bacana. Ele foi capaz, portanto, de construir algo no presente, para distribuir para os homens uma colheita… no futuro. Spurgeon construiu uma “grande igreja de trabalho” e, em seguida, deu seu sangue, suor e lágrimas para multiplicar o modelo em toda a terra.
Mais de um século depois, somos os herdeiros de seu legado espiritual, não apenas através de sua pregação, mas através do seu compromisso com a multiplicação de igrejas saudáveis.
Louvado seja Deus que o Pastor do Tabernáculo (e Príncipe dos Pregadores) também era o Príncipe dos Plantadores!
NOTAS:
[1] Lewis Drummond, Spurgeon: Prince of Preachers, (Grand Rapids, MI: Kregel, 1992) 409; TimCurnow et al., A Marvelous Ministry: How the Allround
Ministry of Charles Haddon Spurgeon Speaks
to us Today(Ligonier, PA: Soli Deo Gloria, 1993), 66.

[2] Drummond, Prince of Preachers, 412; Curnow et al., Marvelous Ministry, 66.
[3] Drummond, Prince of Preachers, 411; Curnow et al., Marvelous Ministry, 67; Arnold A. Dallimore,Spurgeon: A New Biography, (Edinburgh: Banner of Truth, 1985) 102, 104.
[4] Drummond, Prince of Preachers, 341.
[5] Dallimore, Spurgeon Biography, 105.
[6] Dallimore, Spurgeon Biography, 153.
[7] Drummond, Prince of Preachers, 341.
[8] Drummond, Prince of Preachers, 419.
[9] Dallimore, Spurgeon Biography, 108.
Este post foi escrito por Dave Harvey e também aparece no blog Crossway, onde você pode encontrar uma versão revista e atualizada do livro Eu sou chamado?: A Convocação para o Ministério Pastoral”(https://www.crossway.org/books/amicalledtpb/).

– Traduzido por Evandro Junior

Stay Connected

More Updates

Corpo Docente

PROFESSORES RESIDENTES​

Professores Residentes

Cleyton Gadelha

Diretor Executivo

Formado em Teologia pelo STBB Seminário Teológico Batista Bíblico-NE
Pastor emérito da Igreja Batista de Parquelândia
Professores Residentes

André Luiz Araújo

Deão de Alunos

Formado em Teologia pelo Seminário e Instituto Bíblico Maranata
Convalidação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Diplomado pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL).
Pastor titular da Igreja Batista de Parquelândia
Professores Residentes

Felipe Prestes

Formado em Teologia pelo SBC
Mestrando em Novo Testamento pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper/Mackenzie
Igreja Batista Luz do Mundo em Fortaleza-CE.
Professores Residentes

Francisco Macena

Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico de Fortaleza (2007); Mestre (2017) em Teologia Sistemática, com concentração de estudos em teologia contemporânea, pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ); atualmente é doutorando em ministério pelo CPAJ, com concentração de estudos na área de Aconselhamento Bíblico e antropologia bíblica. É ministro da IPB desde 2008 e serve como pastor da IP Cambeba desde 2009; também serve a denominação em áreas de ensino e comissões especiais de pesquisa teológica.
Professores Residentes

Jefferson Oliveira

Formado em Teologia pela Escola Teológica Charles Spurgeon
Pós-graduando em Estudos Teológicos (Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper).
Bacharel em Direito
Igreja Batista
Professores Residentes

Ariel Tidre Ferreira

Formado em Teologia pela Escola Teológica Charles Spurgeon
Pastor auxiliar da Igreja Batista de Parquelândia
Professores Residentes

Aldenor Pacífico Neto

Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
Formado em Teologia pela Escola Charles Spurgeon
Mestrando em Estudos Bíblico e Hermenêuticos pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper.
Professores Residentes

Iranildo Medeiros

Formado em Teologia pela Escola Teológica Charles Spurgeon
Pastor da Igreja Bíblica Monte Sião
Fortaleza-CE
Professores Residentes

Gerson Almeida

Engenheiro Civil com Mestrado pela PUC-RJ. Especialização em Estudos Teológicos EAD/Andrew Jumper/Mackenzie (cursando).
Igreja Batista.

PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Larissa Ferraro

COORDENADORA

Administradora de empresas com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em aconselhamento bíblico pelo Faith Seminary em Lafayette, Indiana nos EUA.
Conselheira bíblica certificada pela ABCB.
Membro do Biblical Counseling Coalition USA.
Trabalhou por 10 anos como conselheira secular e desde 2010 serve como conselheira bíblica.
Coordenadora do curso de aconselhamento bíblico da Escola Charles Spurgeon.
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Fernando Sousa

Vice-Presidente, professor e conselheiro da ABCB – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos. Membro da equipe pastoral da Igreja Batista de Tupã – SP. Mestre em Psicologia Educacional, Especialista em Psicologia Pastoral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia. Graduado em Teologia.
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Sacha Mendes

Alexandre Mendes, também conhecido como “Sacha”, é um dos pastores da Igreja Batista Maranata em São José dos Campos, SP. Sacha é bacharel em economia pela Universidade São Paulo, bacharel em teologia com ênfase em ministério pastoral pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, mestre em Aconselhamento Bíblico – M.A. – pelo The Master’s College (Santa Clarita, CA, EUA), mestre em divindade – M. Div. – pelo Faith Bible Seminary (Lafayette, IN, EUA) e doutorando em ministério com ênfase em exposição bíblica – D. Min. – pelo Southeastern Baptist Theological Seminary (Wake Forest, NC, EUA). É co-autor dos livros “O namoro e o noivado que Deus sempre quis” (2013) e “Perguntas e respostas sobre o namoro e noivado que Deus sempre quis” (2015), ambos pela editora Hagnos. Sacha atua como diretor para visão e expansão da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB) e membro do conselho diretor da Biblical Counseling Coalition (BCC).
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Wallace Juliare

Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (1996) e pela Faculdade Sul Americana (2010). Mestre em Ministérios Eletivos pelo SBPV (2008). Mestrando em Aconselhamento Bíblico pelo Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba (CETEVAP). Professor na área de Teologia Bíblica e Exegese do Novo Testamento; e nas áreas de Vida Cristã e Família, no programa de Graduação do CETEVAP. Professor na área de Aconselhamento Bíblico no programa de Pós Graduação da SEBI. Pastor no Templo Batista Biblico.
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Randal Richner

BA Cedarville University, MA Grand Rapids Baptist Seminary, MA em Aconselhamento Biblico Faith Bible Seminary, 4 anos como pastor auxiliar de Washington Baptist Church, Indiana (92-95), Missionario ABWE International (1996 – presente) – pastor e missionario em Ivoti, RS Brasil – casado com Cintia (1992) – 3 filhos – Ariana, Joel, Jason.
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Eugênio César Castilho

Formação em Psicologia (UMC);
Bacharel em Teologia (STG); Mestrando em Aconselhamento Biblico (CETEVAP/SEBI);
Treinamento em Aconselhamento Bíblico (NUTRA);
Treinamento em Aconselhamento Cristão (FLAM).
Professor nos cursos de Aconselhamento Biblico NUTRA(SP e RJ);
CAB Atibáia.
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Carlos Bacoccina

Professor da ABCB. Formado em Teologia pelo Seminário Batista Logos. Pastor da Igreja Batista Regular em Jd. Tremembé – São Paulo.
Professor do Seminário Batista Logos. Capelão e educador do Colégio Betel Brasileiro.
Fundador e Conselheiro do CAD (clinica de Aconselhamento e Discipulado).
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Jenuan Lira

Pastor da Igreja Bíblica Batista do Planalto, Diretor da Missão Maranata;
Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Cariri;
Licenciado em Letras pela UECE;
Mestrando em Aconselhamento Bíblico pela Master’s University.
PROFESSORES PARA O CURSO DE ACONSELHAMENTO BÍBLICO

Timothy Blazer

Missionário da ABWE. Pastor da Igreja Bíblica Batista do Eusébio. Bacharel em Educação Religiosa pela Cornerstone University – Grand Rapids, MI. Mestre em Ministério Pastoral pelo Grand Rapids Theological Seminary – Grand Rapids, MI.

PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Tiago Abdalla

Mestrado em Teologia e Exposição do A.T no Seminário Bíblico Palavra da Vida
Estudou Master of Arts in Biblical Studies no Seminário Teológico Servo de Cristo
Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica Sul Americana
Bacharel no Seminário Bíblico Palavra da Vida
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Antonio Neto

Formado em Teologia pelo SBC
Mestrando em Teologia Sistemática
Pastor Batista
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Wilson Porte Jr

Formado em Teologia pelo Seminário Palavra da Vida. Mestre em Teologia-Histórica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper – Universidade Mackenzie. Professor no Seminário Martin Bucer e também pastor da Igreja Batista.
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Leandro Pasquini

Bacharel em Teologia com ênfase pastoral e Educação Cristã (SBPV)
Mestrando em Teologia Histórica (Centro de Pós-Graduaçã Andrew Jumper)
Especialização pastoral (Capitol Hill Baptist Church)
Fundador e professor do curso “Imersão na Palavra”
Bacharel em Publicidade e Propaganda (PUC Campinas / ULBRA Canoas)
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Marcos Granconato

Professor do Seminário Palavra da Vida de Atibaia-SP por mais de 20 anos. Mestre em Teologia Histórica pelo Andrew Jumper/ Universidade Mackenzie. Autor de: “A Essência do Evangelho de Paulo” (Comentário de Gálatas), “Eles falaram sobre o inferno”, “A Prática da Igreja de Deus”. Pastor da Igreja Batista e Bacharel em Direito.
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Franklin Ferreira

Formado em Teologia pela Universidade Mackenzie e Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul. É diretor e professor do Seminário Martin Bucer, é consultor acadêmico de Edições Vida Nova. Autor de: A Igreja Cristã na História, O Credo dos Apóstolos e Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética (este em coautoria com Alan Myatt), publicados por Edições Vida Nova.
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Jonas Madureira

Jonas Madureira é Formado em Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel e Mestre em Filosofia pela PUC-SP e Doutor em filosofia pela USP e pela Universidade de Colônia, Alemanha. É editor de Edições Vida Nova. Leciona teologia sistemática, apologética e exposição bíblica do AT e do NT no Seminário Martin Bucer.
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Gaspar de Souza

Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Formado em Teologia pelo SPN, onde atua como professor nas áreas de Teologia Exegética e Apologética. O Prof. Gaspar também é Mestrando pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper nas áreas de Teologia do Antigo Testamento e Teologia Filosófica.
(Professor Visitante).
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Dr. Jean Marques Regina

Advogado desde 2004, professor, escritor e ensaísta. Graduado pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2004). Membro da OAB/RS, inscrito sob o n. 59.445, membro da OAB/SP, inscrito sob o n. 370.335. Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie, em parceria com a Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos) (2017). Pós-graduado em Teologia e Bíblia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor em diversos cursos de Direito Religioso. 2º. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião – IBDR. Coordenador do corpo de juristas das Igrejas Históricas Protestantes Brasileiras para estudos de Direito Eclesiástico. Colunista da Gazeta do Povo – coluna “Crônicas de um Estado Laico”. Colunista dos blogs “Voltemos ao Evangelho” e “Gospel Prime”. Articulista na Revista de Teologia Brasileira / Vida Nova, Burke Instituto Conservador e Mensageiro Luterano. Advogado aliado da Alliance Defending Freedom (EUA), maior entidade de advogados cristãos do mundo, Fellow Alumnus da Acton Institute (EUA). Co-autor da obra: Direito Religioso: questões práticas e teóricas e de outras obras em coletâneas.
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Dr. Thiago Rafael Vieira

Advogado desde 2004, professor, escritor e ensaísta. Graduado pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2004). Membro da OAB/RS, inscrito sob o n.º 58.257 (2004), membro da OAB/SC inscrito sob o n.º 38.669-A e membro da OAB/PR inscrito sob o n.º 71.141, especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2005). Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie, em parceria com a Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos) (2017). Pós-graduado em Teologia e Bíblia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor visitante da ULBRA e em diversos cursos de Direito Religioso. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião – IBDR. Colunista da Gazeta do Povo – coluna “Crônicas de um Estado Laico”. Colunista dos blogs “Voltemos ao Evangelho” e “Gospel Prime”. Articulista na Revista de Teologia Brasileira / Vida Nova, Burke Instituto Conservador, Mensageiro Luterano e Instituto Liberal. Vice-presidente do Instituto Cultural e Artístico Filadélfia – ICAF e atualmente é Conselheiro Fiscal da Igreja Batista Filadélfia de Canoas/RS. Co-autor da obra: Direito Religioso: questões práticas e teóricas e de outras obras em coletâneas.
PROF. CONTEÚDO ONLINE + PROF. VISITANTES​

Filipe Santos

Graduado em Direito (UCAM) e Teologia (SBPV), mestre em Teologia Histórica (Andrew Jumper/Mackenzie) e Exposição Bíblica (DTS), concluindo doutorado em Estudos Bíblicos pela Universidade Livre de Amsterdam. Serviu como missionário na Hungria e na Coréia do Sul durante oito anos. Atualmente vive em Atibaia, SP, onde trabalha desde 2020 como professor e coordenador dos programas de mestrado e pós-graduação do Seminário Bíblico Palavra da Vida.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

Hélio Sales

Coordenador do Dpto. Online

Graduando-se em Teologia pela Escola Charles Spurgeon.
Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Fortaleza.
Coordenador do Dpto. Online da ECS
COORDENAÇÃO

Cláudia Carioca

Coordenadora Pedagógica

Doutora em Linguística e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará.
Pós-Doutorado em Linguística.
Igreja Batista.
COORDENAÇÃO

Suely Coelho

Coordenadora Geral

Graduada em Filosofia.
Igreja Batista

CONSELHO

Cleyton Gadelha

André Luiz Araújo

Ariel Tidre Ferreira

Paulo Sérgio Cruz

Marcus Peter Dimarães

Renir Campos

Raquel Gadelha da Paixão